Alimentação especial para pessoas especiais

Ao longo da vida, os géneros alimentícios destinados a uma alimentação especial (PARNUTS – Foodstuffs intended for Particular Nutritional Uses) oferecem uma proteção nutricional para quando mais precisamos: quando estamos vulneráveis, doentes ou em momentos em que apresentamos necessidades nutricionais específicas, para as quais os alimentos destinados ao consumo em geral não podem suprir. 

90% dos europeus necessitam de recorrer à alimentação especial em alguma fase das suas vidas. Em muitos casos, estes alimentos representam a única fonte de nutrientes - seja para um bebé que não é amamentado ou um paciente em convalescença após uma intervenção cirúrgica. 

Estes alimentos são especialmente formulados para ajudar os consumidores a obter uma nutrição adequada em situações particulares. Representam um apoio à saúde, recuperação e bem estar.

A mudança de estilos de vida e o constante desenvolvimento do conhecimento científico levaram a uma melhor compreensão das necessidades específicas para determinados grupos:

  • Os bebés duplicam o seu peso corporal em cerca de cinco meses. Para os bebés que por alguma razão não podem ser amamentados, os Leites para Lactentes oferecem a única alternativa nutricional segura durante os primeiros seis meses. A ANID subscreve a recomendação do aleitamento materno de acordo com Organização Mundial de Saúde.

  • As crianças crescem de forma mais rápida durante os primeiros três anos de idade do que em qualquer outra fase da vida. Os Leites de Transição e os Alimentos para Bebés são desenvolvidos para ajudar a satisfazer as suas necessidades nutricionais.

  • Os consumidores que necessitam de controlar o seu peso ou os desportistas podem beneficiar de alimentos particularmente desenvolvidos para cada um dos casos.

  • Os indivíduos que sofrem de algum tipo de doenças como o cancro, doenças respiratórias ou aqueles que se encontram a recuperar de uma cirurgia, necessitam frequentemente de uma dieta especial, que os ajude a combater a doença e a favorecer a recuperação. Os Alimentos Destinados a Fins Medicinais Específicos são particularmente indicados para estes indivíduos.