Fórmulas para lactentes e fórmulas de transição

Nutrição segura desde o 1º dia

O leite materno é a melhor fonte de nutrição para os bebés pois contém um equilíbrio perfeito de nutrientes, hormonas e anticorpos. As fórmulas infantis destinam-se a substituir o leite humano quando as mães não podem ou optam por não amamentar, sendo esta a única alternativa adequada. 

As fórmulas infantis são fabricadas para se assemelharem, tanto quanto possível, ao leite humano mas não contêm todos os fatores protetores encontrados no leite humano. 

Cerca de 70% das crianças em algum momento das suas vidas serão alimentadas com fórmulas infantis. 

Para cerca de 60% das crianças europeias – um total de três milhões – a alimentação através de fórmulas infantis começa antes dos seis meses de vida.

 

Respeitando o Código da OMS

A maioria das associadas da ANID são empresas multinacionais que fabricam fórmulas infantis. Estes fabricantes respeitam e colocam em prática os princípios e objetivos da OMS (Organização Mundial de Saúde) – Código Internacional de Marketing dos Substitutos do leite materno, datado de 1981.

O Código da OMS recomenda medidas para proteger e promover o aleitamento materno e assegurar a utilização adequada dos substitutos do leite materno. Os fabricantes respeitam a legislação em matéria de rotulagem e marketing, comunicando o seu compromisso de que o leite materno é a fonte ideal de nutrição infantil.

 

Auxiliando os bebés não amamentados

As fórmulas para lactentes e de transição são considerados os únicos alimentos adequados para bebés que não são amamentados nos primeiros meses de vida.

O desenvolvimento de fórmulas especiais para crianças vulneráveis têm ajudado milhares de crianças a ultrapassar estados de doença.

 

Uma Indústria responsável e inovadora

A comunidade científica concorda que o leite de vaca não modificado é um alimento inadequado para crianças com idade inferior a 12 meses.

Para crianças que não são amamentadas, as fórmulas infantis são a fonte de nutrição mais segura.

As fórmulas infantis, sendo produtos dirigidos a grupos mais vulneráveis, são regidas por normas muito rigorosas e sujeitas a revisões regulares. Os fabricantes de fórmulas infantis seguem estas normas rigorosamente.

Os fabricantes trabalham em estreita relação com os profissionais de saúde e cientistas, de forma a desenvolverem produtos inovadores que garantam que cada lactente recebe a melhor nutrição durante os primeiros meses de vida.

 

Tipos de produtos

01

Fórmulas para lactentes
Os únicos produtos aceites para alimentação de bebés até aos seis meses de vida, tal como definido pelo Codex Alimentarius.

02

Fórmulas de transição
Para lactentes saudáveis a partir dos seis meses de vida, quando se inicia uma alimentação complementar, constituindo o componente líquido principal da dieta diversificada.

03

Fórmulas para lactentes com necessidades nutricionais específicas
Específicas para lactentes que apresentam distúrbios metabólicos ou digestivos ou com baixo peso à nascença.